terça-feira, janeiro 29

Diário Primavera 6 – 3 º e 4º dia


Nestes dois dias foram momentos as percepções precisaram ficar em alerta máximo, pois chegou o momento de configurar o calendário. Sabemos que o calendário é um item muitoooo importante para o projeto.

Missão cumprida e vencemos mais uma etapa do aprendizado. A criação das predecessoras e a alocação de recursos também foi outro passo importante. Fiquei procurando a palavra para descrever a sensação de estar do outro lado da mesa e palavra foi: trabalhoso. Rever este software não é difícil e sim trabalhoso, porém à medida que vamos observando o resultado gerado e o que de informação qualificada pode ser gerada para tomarmos decisões mais assertivas, bate uma sensação de tranquilidade muito boa.

Para o final do 4º dia inserimos a proposta da linha de base para depois confirmarmos se era esta linha de base é a que realmente queremos. Demos ok e lá estava ela,  amarela e numa espessura boa para facilitar a visualização ao meio da correria do dia-a-dia.

Outra coisa boa que gostei foi a exportação das informações, pode ser exportado vários projetos de um portifólio por vez e pode-se exportar para Ms Project, UML, e outras opções. Muito bom!

Final da noite estava exausta, mas feliz! Ainda bem que o último final de semana foi somente para repor as energias. Sem contar que o clima da turma acrescenta muito o  nosso desempenho.

Aqui na Bitável Tecnologia nos empenhamos para criar um ambiente propício para compartilhar, aprendermos. Sabemos que software com treinamento faz uma grande diferença. 

Com a consciência de que juntos podemos aprender muito mais.

Abraço da,
Ana.

quarta-feira, janeiro 23

Diário do Primavera P6 - 2º Dia


Durante o segundo dia do curso Primavera P6 continuamos a estruturar o plano do projeto. Incluímos o programa (portifólio) que iremos trabalhar para à partir daí criamos um ambiente de trabalho para inserirmos todos os projetos que farão parte deste programa.

Foi necessário inserir:
- O programa;
- Registrarmos o “nome do projeto”;
- Inserir as tarefas resumos;
-
Após estes procedimentos inserimos as atividades do escopo.

É um processo que requer atenção redobrada, pois faz parte da “amarração” do projeto. 

Neste momento já é possível perceber sobre a confiabilidade dos dados que estão por vir.

No meio deste caminho aparecem termos como OBS, EPS e WBS. O entendimento dos conceitos destas siglas são fundamentais para o seu trabalho ter base e resultados concretos.

A inserção de vínculos ou predecessoras também chama atenção, porque como você está inserindo as informações num banco de dados do Software Primavera P6 é preciso que você o atualize  sempre através do ícone Schedule (Figura 1).

Figura 1 - Schedule no Software Primavera P6

















Por hoje é só pessoal, que bom que consegui traduzir 4 horas de treinamento em tão poucas linhas :-)

Abraço da,
Ana.

terça-feira, janeiro 22

Diário do Primavera P6 – 1º dia


Ontem iniciei o treinamento do Software Primavera P6, novamente com o olhar dos alunos. Foi inevitável a comparação com o software Ms Project.
Confundi um pouco pela tendência involuntário de usar
  o mesmo método que utilizo no Ms Project. No Primavera P6 foi preciso  fazer algumas adequações básicas antes de começar a inserir o escopo do projeto. Estas configurações me darão uma base para estruturar o projeto com maior solidez.  No caso do Software Primavera P6 todas  as informações ficam armazenadas num banco de dados, de modo que possibilitará criar um portfólio de projetos, se assim eu desejar.
Antes de entramos na ferramenta alinhamos alguns conceitos de projetos para sabermos a melhor maneira de tratar e de usufruir o potencial do Primavera 6.

E amanhã tem mais!
Abraço.

quinta-feira, janeiro 10

Diário do Ms Project Avançado - 3º dia (Final)


A sensação que tenho nestes três dias de treinamento com o Ms Project Avançado, foi o de mergulhar na ferramenta e em suas inúmeras possibilidades.

Ao interagir e estar no outro lado da mesa, percebo que as organizações e os meus colegas de sala utilizam bem menos do que deveriam. Informações como Valor Agregado bem manuseado pode fornecer informações de alta qualidade que poderá impactar de forma significativa no seu negócio. Principalmente os seus prazos e custos.

Ao final tivemos até alinhamento de parcerias, resultado do sentimento que “estamos todos no mesmo barco”.
Veja 2questões que resolvemos em sala de aula:

Questão 12
A terceira medição é no dia 21/01/2013. A equipe conseguiu  terminar a pintura (fim da pintura), com o mesmo custo, dando uma acelerada na obra. Qual a nova data de término previsto? Gere a curva S prevista e realizada.

Questão 13
Na quarta medição dia 23/01/2013 nada foi realizado por motivo de fortes chuvas na região. Reprograme o projeto. Como ficou a Curva S?

Foi tratado temas reais e como podemos lhe dar com ele no dia – a –dia, com a pressão de cliente, prazos e orçamentos.

Experenciar estar com os nossos clientes foi ótimo. Bons momentos, ótimo aprendizado.

Abraços da,
Ana.

quarta-feira, janeiro 9

Diário do Ms Project Avançado - 2º dia



Neste 2º dia do curso, precisamos nos concentrar um pouco mais. Percebi que cada detalhe pode fazer a diferença. Porque é necessário técnica, conectar a informação com a realidade do projeto para termos os resultados que queremos. Isto ficou mais nítido quando precisamos de um pouco mais de tempo para relaxarmos e falar sobre amenidades na hora do lanche. 

Começamos por horas extras, onde configuramos quais os tipos de hora extras teremos e o calendário por recurso. Pois há situações em projetos que o valor da hora é diferente como também a alocação das pessoas também pode ser diferenciada.

Figura 1 – Hora Extra
É natural encontrarmos formas de comunicar automaticamente a situação prévia das tarefas, e sinalizar isto através de “faróis” é uma delas (Figura 2). Para isto é necessário configurar e inserir uma fórmula que nos mostre o significado do farol. Pode ser que ele sinalize as tarefas críticas, ou que a tarefa está 1 dia atrasada, ou até mesmo se ela está adiantada. Você que diz o que quer e o programa te mostre. É importante sempre ficar de olho na métrica definida pela equipe, assim todos falarão a mesma língua, evitando a temida “Torre de Babel” que pode gerar stress desnecessário no grupo. 

Figura 2 - Farol em Status de Atualização

Ao atualizarmos gradualmente o projeto, obtivemos mais uma alternativa para interpretar e analisar as informações, a Curva S (Figura 4). Para isto ser possível é importante gerar de forma adequada o Uso de Atribuições com VA (Figura 3). 

Figura 3 - Uso de Atribuições com VA


Figura 4 - Curva S de Custos

Mais uma etapa cumprida e fechando mais um ciclo de aprendizado do dia. E a brincadeira do dia  na turma foi: “Cuidado com a boca de jacaré”, em outra hora explico o significado:-)

Confesso que se colocar no lugar do cliente e fazer uma espécie de auditoria não é nada fácil :-) Mas vamos que vamos!

Abraços da,
Ana.


terça-feira, janeiro 8

Diário do Curso Ms Project Avançado- 1º Dia

Aqui na Bitável Tecnologia temos o hábito de sempre darmos feedback do nosso trabalho para os nossos colaboradores, assistindo, simulando como estivéssemos sendo cliente da nossa própria empresa e percebendo em que podemos melhorar.

Sempre tem gente que nos pergunta o que se vê num curso de Ms Project Avançado. Então decidi fazer um diário durante os três dias do curso que estou participando para compartilhar este olhar com você.

Nas primeiras horas do curso se faz uma breve revisão do curso Ms Project Básico, considerando que o participante domine basicamente a ferramenta (para garantir isto neste curso participa ex alunos do MS Project Básico da Bitável ou se vier de outra instituição faz uma avaliação para garantir a sua satisfação).

Após isto, entramos na parte conceitual e prática de Valor Agregado, começamos a nos aprofundar em custos do projeto. Onde temos a opção de inserir somente custos das tarefas (caso não optemos por inserir custos de recursos). E fazemos simulações de situações de COTA e CRTR, nestas simulações podemos ter vários olhares dentro do mesmo projeto dependendo do contexto que ele está inserido.

Você pode estar se perguntando: Mas eu não vejo custos no Curso Ms Project Básico? Sim, você vê. Inclusive dá para ter uma organização básica, uma visão macro e micro dos custos de seu projeto. Porém dominando as ferramentas como Custo Fixo, COTA, COTR você passa a ter uma flexibilidade e enxergar novas possibilidades para ter informações mais realistas e de forma mais eficaz para o seu trabalho. Entender o conceito e aplicá-lo em sua realidade é importante para garantir um bom desempenho das informações no seu dia-a-dia.

Exercitar estar no lugar do cliente sempre dá um friozinho na barriga para ver a aplicabilidade do conhecimento dentro da realidade. Por hora, ontem eu e os meu colegas ficamos satisfeitos.

Abraços,

Ana Paula Tongo
www.bitavel.com