quarta-feira, janeiro 9

Diário do Ms Project Avançado - 2º dia



Neste 2º dia do curso, precisamos nos concentrar um pouco mais. Percebi que cada detalhe pode fazer a diferença. Porque é necessário técnica, conectar a informação com a realidade do projeto para termos os resultados que queremos. Isto ficou mais nítido quando precisamos de um pouco mais de tempo para relaxarmos e falar sobre amenidades na hora do lanche. 

Começamos por horas extras, onde configuramos quais os tipos de hora extras teremos e o calendário por recurso. Pois há situações em projetos que o valor da hora é diferente como também a alocação das pessoas também pode ser diferenciada.

Figura 1 – Hora Extra
É natural encontrarmos formas de comunicar automaticamente a situação prévia das tarefas, e sinalizar isto através de “faróis” é uma delas (Figura 2). Para isto é necessário configurar e inserir uma fórmula que nos mostre o significado do farol. Pode ser que ele sinalize as tarefas críticas, ou que a tarefa está 1 dia atrasada, ou até mesmo se ela está adiantada. Você que diz o que quer e o programa te mostre. É importante sempre ficar de olho na métrica definida pela equipe, assim todos falarão a mesma língua, evitando a temida “Torre de Babel” que pode gerar stress desnecessário no grupo. 

Figura 2 - Farol em Status de Atualização

Ao atualizarmos gradualmente o projeto, obtivemos mais uma alternativa para interpretar e analisar as informações, a Curva S (Figura 4). Para isto ser possível é importante gerar de forma adequada o Uso de Atribuições com VA (Figura 3). 

Figura 3 - Uso de Atribuições com VA


Figura 4 - Curva S de Custos

Mais uma etapa cumprida e fechando mais um ciclo de aprendizado do dia. E a brincadeira do dia  na turma foi: “Cuidado com a boca de jacaré”, em outra hora explico o significado:-)

Confesso que se colocar no lugar do cliente e fazer uma espécie de auditoria não é nada fácil :-) Mas vamos que vamos!

Abraços da,
Ana.