quarta-feira, dezembro 10

Você já percebeu que a sua Vida é um Projeto?

Você já percebeu que a Vida é um Projeto? Pois é, ela tem início, meio e fim e é única. Não dá pra copiar uma vida, por mais que uma pessoa tente. Cada pessoa é um projeto único porque são de famílias diferentes, ambientes diferentes, personalidade diferente. E no mínimo temos que gerir um único projeto durante a nossa trajetória por aqui: a nossa própria vida.


Sempre geri projetos desde muito cedo de forma inconsciente, a medida que entrei na vida profissional tive acesso aos conceitos e metodologias e achei interessante este mundo que ajuda as pessoas e organizações a atingir os seus objetivos de forma mais tranquila e sustentável, desde que sejam bem utilizadas. Então cada vez mais me aprofundei em livros, cursos, casos reais ao ponto de sentir o desejo de multiplicar este conhecimento com outras pessoas.

Como sou de família de origem humilde,  a escassez sempre me motivou a gerir muito bem os meus recursos, pois tinha que batalhar com o que tinha,  e sempre aprendi que a ética faz o trabalho de qualquer pessoa ser sustentável a longo prazo.

Então após alguns anos de dedicação, decidi oferecer cursos de Ms Project, aluguei um espaço com meu irmão e sócio Flavio Tongo, e lá fomos nós. Confesso que o começo não foi nada fácil, tínhamos muitas dificuldades para divulgar o nosso trabalho e ao mesmo tempo as pessoas não estavam muito sensíveis para o real motivo de planejar e gerenciar projetos, sendo isto uma das consequências que  o Brasil herdou da época de alta inflação, onde os preços de mercadorias e serviços eram bastante instáveis, o que dificultava o brasileiro planejar qualquer coisa.


Mas algo maior nos movia, e fomos fazendo um trabalho de formiguinha. Eu e o meu irmão acreditávamos que pudíamos ajudar muitas pessoas e organizações ao compartilhar conhecimentos de Planejamento, Gerenciamento de Projetos, Obras, Serviços e Manutenções.Nos últimos tempos me bateu uma vontade enorme de fazer uma série (escrever e/ou fazer vídeos) sobre projetos, e decidi colocar em prática nas próximas semanas. O primeiro deles é sobre como o conceito de Gerenciar Projetos entrou e mudou a minha vida.


Com base nos resultados que já obtive, sinceramente acredito que estes conceitos pode ser aplicado em sua vida também, afinal de contas a vida é um projeto. Percebi isto ao longo dos últimos 14 anos, porque aos poucos algumas pessoas começaram a nos procurar e pareciam entender a proposta do nosso trabalho  que é ajudar a disseminar a cultura de projetos e ajudar pessoas através disso. Através de trabalhos realizados percebemos que é possível transformar vidas e organizações com conhecimento em Gerenciamento de Projetos, e por isto que neste primeiro e-mail/post compartilho com você o que é um Projeto.

Projeto é tudo que tem início meio e fim, e é único por natureza.

Alguns exemplos de Projetos: A Vida, a Implementação de um Empreendimento Novo, a Implantação de um Call Center, a Manutenção (Parada Industrial) de uma Planta industrial.

Fique atento que no próximo e-mail/post vou me aprofundar e trazer novidades para você. E se tiver um tempo escreva no comentário abaixo, o que achou deste post e o que deseja saber mais.

Abraços,

Ana Paula Tongo

3 comentários:

  1. Gostei e estou esperando a próxima postagem. Anualmente, trabalho com algum projeto com meus alunos, porém existe sempre a dúvida de se o processo está correto, se poderia ser desenvolvido de uma melhor forma, etc.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula
    A sua apresentação é caracterizada pela simplicidade e mesmo sendo o tema Projeto de elevada complexidade, é apresentado de modo atraente e que leva o leitor a ler tudo e entender a sua proposta.
    Vou ficar atento para não perder as próximas mensagens suas.
    Até lá.
    Eloi Angelo Lorenzon.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe o seu comentário aqui! E por favor, me diga o que quer saber mais:-)